Blog Marketing Digital Valéria Moreira

Marketing Digital, vamos construir sua Máquina de Vendas

Marketing Digital, vamos construir sua Máquina de Vendas 6

 

 

Começo hoje perguntando se você compreende o significado da Máquina de Vendas. Muitos que já estão convivendo no ambiente de trabalho online, já devem ter ouvido falar e a grande maioria quer criar a sua.

Apenas por curiosidade quero comentar que existem vários cursos e plataformas que usam essa “expressão”, porque justamente mexem com a cabeça de todos.

E por onde começamos essa Máquina de Vendas, então ?!?!?!

A primeira coisa que acredito ser o fundamental é o FOCO. Vou te mostrar como isso é importante.

Como já vimos no artigo  – Marketing Digital: Como iniciar um Negócio Online do Zero – a estratégia é fundamental, mas se não tiver FOCO,  nada acontecerá. Temos que criar cada etapa, cada passo, que será dado para conquistarmos vendas e focarmos para não nos desviarmos em nenhum momento.

Agora vamos falar sobre Máquina de Vendas no Marketing Digital

Eu sempre defendo que começar nossas atividades na internet requer o mínimo de conhecimento das atividades e das ferramentas para se trabalhar.

Pense na Máquina de Vendas como uma empresa. Sim, em cada departamento temos vários processos que juntos vão formar a base para as vendas acontecerem.

Na imagem abaixo  você vê parte de um processo, ou seja, apresento a você uma Estratégia que foi criada, mapeada e que leva o nome de Funil de Vendas. Cada parte dessa, ou seja, cada processo que compõe a Estratégia de Vendas gera sua Máquina de Vedas.

Modelo de Funil para artigo - Marketing Digital, vamos construir sua Máquina de Vendas

 

Você vai entender cada parte desse Funil da Máquina de Vendas

Imã Digital >>> Produto Gatilho >>> Página de Venda >>> Turbinador de Lucros >>> Página de obrigada

Imã Digital – também conhecido como Oferta Gratuita (isca).  O objetivo aqui é que você entregue algo para “ganhar” o email do seu Prospect. Essa Isca pode ser em diferentes formatos:

  • Vídeo Aula
  • Ebook
  • Infográfico
  • Podcast

Produto Gatilho – Esse produto tem o objetivo de ser a porta de entrada, ou seja, para aquele que foi prospect se tornar seu cliente. É muito mais difícil, conseguir clientes do que prospects. A ideia é justamente que mesmo com a compra de um produto de menor valor, você já conquiste o cliente. A partir desse momento seu relacionamento com ele estará em outra dimensão. Provavelmente o interesse por outras ofertas será muito maior.

Vale ressaltar que seu Produto Gatilho tem que ser muito bom, que realmente cumpra o papel dele que é levar informação de qualidade, que responda as duvidas, que resolva uma dor, que transforme.

Procure no momento que está criando, planejando seu produto, deixar claro qual o problema que você se compromete a resolver. E também que se deixar sem solução, o quanto prejudicial será para a pessoa. Quando você mostra para seu Público que conhece a dor dele você gera conexão instantânea.

Depois que seu cliente te conhece, você pode ofertar seu Produto Principal e com valor real. Nessa fase, o cliente já te conhece e sabe de sua capacidade de resolver os possíveis problemas que ele tenha. Estamos falando aqui de um Processo Completo, de Um Curso Completo, de um Produto que você está promovendo e que atenda ao Cliente.

Algumas pessoas terminam seu funil aqui, ou seja, querem capturar contatos, ofertar, vender e conquistar mais contatos, mas nesse modelo de Estratégia, vamos além.

Temos como ofertar ainda mais coisas a essas pessoas, que podem ser materiais complementares que agreguem ainda mais valor a solução dos problemas dos clientes

 Exemplo de uma Máquina de Vendas

Aqui cabe um exemplo. Supostamente você vai trabalhar com artesanatos. Veja como funciona:

Imã Digital – Para essa primeira estratégia você pode usar como isca uma aula com o seguinte título – Você já pensou em transformar seu Hobbie Artesanal em um Negócio Lucrativo? Confira como isso é possível.

Você pode gravar um Vídeo explicando o Mercado Online e como a pessoa pode participar com aquilo que ela sabe fazer.

Também pode criar um Ebook explicando os passos de um trabalho online para quem não faz ideia que poderá usar seu Hobbie (tricô, crochet, patwork, entre outros)

Assim que a pessoa recebe seu produto (isca digital), você em seguida oferta algo de baixo valor, por exemplo:

Marketing Digital, vamos construir sua Máquina de Vendas

No Hotmart temos muitos produtos dessa nicho. Em seguida, você pode ofertar um Curso mais completo como:

Marketing Digital, vamos construir sua Máquina de Vendas 2

Turbinador de Lucros

Em seguida, você pode mandar oferta  de produto que complemente, mas que não esteja no curso principal e que seja de valor acessível também. Uma ideia aqui é aproveitar época sazonais e ofertar produtos especificos. Veja abaixo:

Marketing Digital, vamos construir sua Máquina de Vendas 3Marketing Digital, vamos construir sua Máquina de Vendas 4

Veja  quantos produtos existem para esse Nicho

Marketing Digital, vamos construir sua Máquina de Vendas 5

Claro que parece simples, mas não é.

Existem atividades que envolvem cada fase para você desenvolver e criar essa Máquina de Vendas.

Você precisará minimamente:

  • Cadastro numa Plataforma (Hotmart ou outras)
  • Ter um domínio
  • Página para Capturar os Contatos
  • Empresa de Email Marketing
  • Ações e Ferramentas de Divulgação

Esse Funil tem também alternativas para quem não aceita suas ofertas, onde você pode direcionar outros produtos ou serviços.

Porquê comecei falando sobre FOCO

Todas essas atividades precisam estar alinhadas, funcionando corretamente em cada fase para que assim, uma Máquina de Vendas esteja Pronta. Esses são os Passos para construção do seu Negócio Online

Sobre o autor | Website

Consultora de Negócios Online Especialista em Marketing Digital que entende perfeitamente as dificuldades de quem está começando a trabalhar na Internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Seja o primeiro a comentar!